2015 Zoé Orgonites

 

Os Chacras

 

 

Chacras - do sânscrito - significa "rodas de luz", são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia - prana, chi, orgone - do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
 
Existem milhares de chacras em correlação no corpo físico e no energético.
 
Os chacras secundários estão nas palmas das mãos, plantas dos pés, pulmões, fígado, estômago, baço, orelhas, mandíbulas, ombros, joelhos, entre as escápulas.  
 
Os principais são sete que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: supra-renais, gônadas, pâncreas, timo, tireóide, hipófise e pineal.
 

 

 

 

 

 

 

1º - Chacra Básico: Localiza-se na base da coluna.Tem sua abertura para a terra, é o chacra diretamente ligado ao mundo material e físico, vincula-se a sobrevivência. É o responsável pelo estímulo direto da energia no corpo e da circulação do sangue.

 

Rege as glândulas supra-renais

 

 

Em equilíbrio, dá vitalidade ao corpo físico, gerando a força da sobrevivência e auto-preservação.

 

Em desequilíbrio produz problemas circulatórios, fadiga, insuficiência renal.

 

Se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração irá apresentar-se egocêntrica, insegura, violenta, com demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão na coluna e prisão de ventre.

 

Quando ativo sua cor é vermelha. Quando obstruído sua cor é preta. 

 

Cor: Vermelho

 

Mantra: Lam 

 

Elemento: Terra

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Obsidiana, Rubi, Granada e Turmalina Negra

 

 

 

2º- Chacra Sexual: Localiza-se na região do baixo ventre. É um chacra de dois vórtices, anterior e posterior, ligado a reprodução, a sexualidade, curiosidade, busca criativa, ao gosto pelas coisas belas, artes, emoções e as relações.

 

Rege as gônadas, glândulas de reprodução e vias urinárias.

 

Em equilíbrio pulsa o poder da Vontade, ligado a emoções, desejos, prazer, amor sexual, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.

 

Se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração irá apresentar exagerada indulgência com a comida ou sexo e desânimo.

 

Bloqueios nesse centro resultam em dificuldades quanto a contato físico, quanto a aceitação do próprio corpo, excesso de racionalismo, impulsividade sentimental, isolamento, problemas sexuais. 

 

Se os dois chacras da esfera terra (básico e sexual) não estiverem totalmente abertos, os outros chacras não conseguirão abrir-se e funcionarão prejudicados.

 

Sua cor é o laranja. 

 

Mantra: Vam

 

Elemento: Fogo

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Quartzo laranja, Calcita e Cornalina

 

 

 

3º - Chacra Umbilical: Localiza-se na região abdominal, responsável pela energização do sistema digestivo. Liga-se a Personalidade, ao Ego, a Mente Racional e Pessoal.

 

Rege o pâncreas.

 

Em equilíbrio promove a auto-aceitação, é o que mais se relaciona com o ego, por isso, absorve muita energia dos dois primeiros. É o chacra que separa o amor do sexo. É o canal  por onde passa a energia emocional.

 

Em desequilíbrio está ligado à diabetes, problemas digestivos, alergias, sinusite, insônia. Funcionando na baixa vibração a pessoa terá o sentimento de inferioridade, insegurança, medo e irritação. Se bloqueado trará a ambição, compulsividade, ansiedade por poder, inveja e possessividade.

 

Sua cor é o amarelo.

 

Mantra: Ram

 

Elemento: Fogo

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Citrino, Pedra do Sol e Topázio Amarelo.

 

 

4º - Chacra Cardíaco: Localiza-se na parte superior no centro do peito. Liga-se as funções do amor e paz incondicional, sem exigências ou restrições.  Dá a habilidade de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente.

 

Rege a glâdula timo, sistema imunológico. As emoções afetam diretamente nosso sistema imunológico.

 

Em equilíbrio e bem desenvolvido torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual.

 

Em desequilíbrio traz a incapacidade de amar. Bloqueado pode originar patologias como síndrome do pânico, pressão alta, depressão e câncer entre outras.

 

Sua cor é verde (cura) e rosa (amor).

 

Manra: Yam

 

Elemento: Ar

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Esmeralda, Quartzo Verde, Rodocrosita e Quartzo Rosa.

 

 

 

5º - Chacra Laríngeo: Localiza-se no meio da garganta, diretamente ligado a comunicação externa e auto-expressão, expressão artística, deglutição e respiração.

 

Rege a glândula tireóide, hipotálamo, garganta, boca, laringe. Em equilíbrio atua na verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, honestidade, amabilidade, gentileza. Atua diretamente na região do pescoço. 

 

Em desequilíbrio traz o medo da desaprovação social e do fracasso. Se bloqueado, consequentemente, trava a glândula tireóide ocasionando inflamações principalmente articulares (bursite, artrite, que significam a rigidez por não conseguir fluir a sua comunicação seja verbal, corporal, artística) Sua hiperatividade faz a pessoa rouca ou com voz aguda e estridente.

 

Sua cor é azul turquesa.

 

Mantra: Ham (mentaliza-se ou pronuncia-se Ãm)

 

Elemento: Éter

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Ágata Azul Rendada, Turquesa, Água Marinha e Cianita.

 

 

 

6º- Chacra Frontal: Localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas. É o chacra dos sentidos, reponsável pela parte superior da cabeça, olhos e ouvidos. Dá visão interior, intuição e a habilidade de conhecer a si próprio.

 

Rege a glândula hipófise - pituitária - que dirige as outras glândulas do corpo.

 

Em equilíbrio traz a intuição, paz de espírito e realização da alma.

 

Em desequilíbrio a pessoa pode ter confusão psíquica em que ideias e conceitos não têm correspondência no plano da realidade. Há perda de raciocínio lógico e da capacidade de colocar em prática as ideias. Traz patologias como problemas nos olhos, surdez, vícios com drogas.

 

Bloqueados causam instabilidade na vida material por falta de objetivos.

 

Sua cor é o azul índigo

 

Mantra: Om

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Lápis Lázuli, Sodalita, Ametista e Azurita.

 

 

 

7º - Chacra Coronário: Localiza-se no topo da cabeça, é aberto para cima com um único vórtice. É a abertura para a Consciência Universal.

 

Rege a glândula pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central. Em atividade é o mais vibrante dos chacras. É o mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. É o chacra por onde penetra a energia cósmica. 

 

Em equilíbrio proporciona experiências muito pessoais cujas sensações vão além do mundo físico, criando o sentido da totalidade. É muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas espirituais.

 

Em desequilíbrio traz uma puberdade tardia, a não compreensão da parte espiritual, uma forte visão materialista. Pode produzir patologias como insônia, enxaqueca, histeria, possessão, falta de inspiração, alienação, hesitação em servir.

 

Suas cores são violeta, lilás, roxo, branco, prateado ou dourado.

 

Pedras e Cristais para equilibrá-lo: Quartzo Branco, Ametista, Diamante e Pirita